segunda-feira, 26 de março de 2018

LIBERTATE, IUSTITIA ET DEMOCRATIAM


A presidenta da Suprema Corte, Ministra Carmem Lúcia, jurou de pé junto que não colocaria o Habbeas Corpus do ex- Presidente Lula para votar, enganou todo mundo, e pronto, pautou, (habbeas corpus, trata-se de uma expressão originária do latim, é uma medida jurídica para proteger os indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida, é um direito do cidadão, e está na Constituição brasileira).

Entretanto, produziu um fenômeno que ninguém poderia imaginar, sinceramente, nunca vi uma coisa dessas.


Uma parte da esquerda brasileira tem o habito de sair atropelando tudo e dizer que estava perdido mesmo, que Lula iria para a cadeia e que nem teria a apreciação do seu habbeas corpus no STF, e mesmo se fosse apreciado, não haveriam chances para Lula e que também não haveriam esperanças.

Por outro lado, a direita estava num comportamento de cautela. Bastou os 7 a 4 no STF a favor de Lula que aconteceu o inesperado, uma parcela da esquerda pessimista continua duvidando e a direita entrou no espiral do desespero, mas num desespero tão grande, ao ponto de apedrejar a caravana de Lula no Sul, e o que é pior, agredir pessoas, principalmente mulheres que estavam a esperar pelo ex presidente. É á direita sendo direita.

Chega á ser patológico a histeria da direita, os golpistas mais conhecidos do país como, a destrambelhada (que mais parece biruta de aeroporto) Joice Hasselmann, ligada ao movimento fascista que tem como objetivo propagar o ódio, e eleito por uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) o site que mais propaga noticias falsas, o MBL, movimento Brasil livre. Não é à toa que dias atrás o site de relacionamento social, facebook retirou do ar páginas do MBL, fake news mais asquerosas de natureza difamatória que agrediam a imagem e a integridade da vereadora da cidade do Rio de Janeiro, assassinada por milicianos, Marielle do PSOL.

Quem também está se descabelando, mas na Itália, é Diogo Mainardi (citado em delação envolvendo Aécio), Minardi deu linha na pipa devido aos inúmeros processos de calunia e difamação que foi condenado, muito dos processos, devido calunias difamatórias publicadas em seu site.

Mas a surpresa mesmo ficou por conta do mordomo da direita, o todo engomado, Merval Pereira, não poderia deixar de ser. Merval acredita que Lula está a um passo da vitória que trava por liberdade e pela justiça.

Hasselmann reclamou mostrando os dentes salivando feito cães sobre os direitos que o ex-Presidente terá preservado no habbeas corpus, “é tudo um jogo de cartas marcadas”, e que Lula vai vencer no STF.

Com uma tese mais elaborada, outro ligado ao mbl, o you-tuber ‘mamãe falei’, acredita que algum ministro vai pedir vistas ao processo, e levar pra casa pra analisar, logo, como Lula recebeu uma liminar e que não pode ser preso até que o julgamento do habbeas corpus termine, Lula fica indefinidamente livre.

O site antagonista; de Minardi, (amargo como sempre) junto com Merval Pereira, entendem que Lula vai obter o habbeas corpus no STF, e que Lula vai ser candidato a presidência da república e vencerá as eleições mais emocionantes dos últimos tempos.  

Seja como for, tanto a esquerda como a direita, precisam entender que o campo da política é pautado pelas idéias, que virtude e astucia são fundamentais. O jogo está sendo jogado, no placar 7 a 4 para Lula, e não será com pedras no ônibus de Lula que irá parar este jogo.  






*Anderson Pirota
É bacharel em Sociologia e Política e pós graduado em Mídia, Política e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP.

Mestrando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...